terça-feira, 3 de maio de 2011

Nós queremos BANANA !


  
Dúvidas sobre a banana na dieta

A banana é uma fruta riquíssima em nutrientes, tais como:

•ferro - que favorece a produção de hemoglobina, prevenindo anemia.
•Potássio - que evita cãibras, fadiga muscular e alterações nos batimentos cardíacos.
•Fibras - que regularizam o intestino e reduzem o colesterol total.
•vitamina B6 - que ativa a produção de serotonina, minimiza os sintomas de tensão pré-menstrual, diminui a retenção de líquidos, e ajuda no combate à insônia e depressão.
•vitamina C - que é antioxidante, ajuda na produção de colágeno, conferindo elasticidade à pele, e auxilia o organismo na resistência a infecções.
Principais dúvidas em relação à fruta:

1) Banana engorda?
Não. O que definirá o engorde será o consumo diário de calorias da dieta, e não a caloria individual de um alimento.

2)Em qual fase da maturação da banana é recomendado o seu consumo?
O ideal é consumir a banana na fase mais verde do que na mais madura, pois quando ela está nesta fase ainda possui o amido chamado “resistente”, que proporciona mais saciedade e controla melhor a fome. A banana verde é constituída essencialmente por água e amido. A medida que a fruta vai amadurecendo, o amido transforma-se em açúcares mais simples, como a glicose, frutose e sacarose, sendo digerida mais rapidamente.

3) Quais são os melhores horários para se consumir a banana? É verdade que seu consumo não é recomendado durante a noite?
A banana pode ser consumida em qualquer horário, inclusive à noite, pois o que define a perda ou o ganho de peso é o consumo calórico do dia inteiro, e não o horário de consumo. Pessoas que apresentam insônia devem consumir banana à noite devido ao estímulo da produção de serotonina, substância que melhora o sono e tranquiliza.

4) A banana é um bom alimento para se consumir antes de
fazer exercícios? Por quê?
Sim, pois a banana apresenta amido em sua composição, que é responsável por aumentar a energia de forma mais prolongada, ao passo que outras frutas geralmente apresentam apenas frutose, que é um carboidrato simples de rápida absorção com liberação de energia momentânea. Ela é rica em vitamina B6 e potássio, que são nutrientes importantes para a regulação da contração muscular, do equilíbrio hídrico e para a manutenção do ritmo cardíaco, além de prevenir cãibras.

Fonte: Alimentação Natural

Nenhum comentário: