quinta-feira, 3 de maio de 2012

Alimentos que ajudam a saciar a fome

Bom Dia Bloghettes! Obrigada pelas visitas..estou em débito.
Aos poucos vou voltando..ainda estou chorona, ainda dói..afinal meu dog peguei ele com 28 dias e ele se foi com 7 anos isto é 2600dias ao seu lado!!
Já podem imaginar que meu EMOCIONAL abalado..estou perdida..perdi novamente o foco! Já sei que muitas irão dizer que sou forte, que vou conseguir. Eu sei que vou! Mas estou me permitindo sofrer..
hj só faz 6 dias! :-(
Mas quero poder contar com vcs, mas agora com carinho,  um oi
puxão de orelha tb..mas não neste momento tá? hehe...


Alimentos que ajudam a saciar a fome
Saber o que comer e quando comer é sim sempre muito complicado. Ainda mais quando bate aquela fome, mas a fome de verdade que nos faz até escutar aquele barulho no estômago..hehe..sabem como é?

Mas estar de dieta/RA não quer dizer e nem pode ser sinônimo de passar fome.

Alimentos neutros Eles podem estar presentes em qualquer tipo de dieta, seja como complemento de uma refeição ou lanches.
Saladas de folhas temperadas com limão ou vinagre de maçã, pouco sal e gengibre podem ser incluídos sempre e em qualquer quantidade, as fibras naturais ajudam a saciar a vontade de comer e o tempero ajuda o metabolismo a trabalhar um pouco mais rápido.
Sucos zero açúcar e gelatinas diet, não tem calorias o suficiente para atrapalhar dieta alguma e é sempre uma boa opção de lanches e sobrema, principalmente quando dá aquela vontade de comer um docinho.
Chás, só trazem benefícios, principalmente os derivados da Camellia sinensis
Claras de ovo, além de saciar a fome, elas são ricas em proteínas naturais como o colágeno, que são um dos maiores aliados contra a flacidez.

Em dietas balanceadas e variadas a variedade de alimentos que podem ser incluídos é bem grande. Além de nutrir o organismo ajudam a complementar a refeição de maneira que possa esperar a próxima sem correr risco de atacar outras guloseimas. Veja várias sugestões para cada momento de seu dia.

Café da manhã

Abacaxi, fruta fibrosa que tem várias vitaminas e minerais importantes para o equilíbrio geral do organismo. Ele mantém o estômago ocupado na digestão por mais tempo, o que segura a fome, assim corre menos risco de cair na armadilha da gula.
Aveia, as fibras da aveia se expandem no estômago. Depois, são transformadas numa espécie de gel resistente à digestão, prolongando a saciedade. Se preferir, polvilhe o cereal nas frutas ou no iogurte.
Pão integral, devido as fibras dos grãos, deixa você satisfeita com menos comida. As massas integrais têm o poder de manter os níveis de açúcar no sangue mais equilibrados, evitando que a fome volte logo.
Ovo, o ovo é fonte de proteína – nutriente que tem uma estrutura molecular complexa, exigindo uma digestão lenta. Por isso, deixa você sem fome por um bom tempo.
Queijo branco, como o ovo, o queijo tem proteína e, por isso, sacia bem a fome.

Almoço

Arroz integral, esse tipo de arroz, que vem com a casquinha, leva mais tempo para ser digerido do que o branco. E enquanto o estômago está cheio, você não pensa em comida.
Farelo de trigo, Juntar o farelo de trigo a outros alimentos aumenta o volume – dá impressão de ter uma porção mais generosa no prato. Além disso, o farelo reduz o índice glicêmico da massa e do arroz, e IG baixo é garantia de apetite tranqüilo.
Abóbora, tem fobra e demora a ser digerida além de poucas calorias (tem só 33 calorias por 100 gramas)
Cenoura, a textura firme da cenoura exige mesmo que você mastigue, mastigue, mastigue… Com isso, o cérebro entende que uma boa quantidade de alimento está sendo ingerida. Além disso, comendo devagar, você consome menos comida nos 20 minutos que seu organismo leva para “desligar” a fome.

Jantar

Peito de peru, Além de proteína, o peito de peru tem um pouco de gordura (mesmo o light), que, durante a digestão, estimula o corpo a produzir um hormônio, a colescistocinina, que corta a gula. É isso mesmo: para emagrecer a gente precisa de gordura, de boa qualidade, é claro, e não mais do que 10% das calorias diárias.
Tofu, esse queijinho (de soja) carrega apenas 40 calorias em 100 gramas, e pode entrar à vontade no seu prato, dando volume à refeição. A dose de proteína, apesar de pouco, também ajuda a domar a fome.
Folhas verdes, como eu disse antes são campeãs de fibras, as folhas exigem muita mastigação – ninguém engole uma saladona sem trabalhar muito com os dentes. E a mastigação é um mecanismo fundamental para o cérebro avisar a hora certa de você parar de comer.
Lanches

Banana, tem fibras e, por isso, forra o estômago. Também carrega ferro, potássio e triptofano – substâncias que dão pique e diminuem a compulsão a comida. Mas, com 90 calorias, em média, não pode ser consumida à vontade.
Iogurte, rico em proteína, não só aplaca a fome como evita que ela volte rápido. Se quiser esticar a sensação de saciedade, junte aveia ou linhaça.
Barra de cereais, as que têm castanhas, cereais (como a aveia) e frutas secas cortam a fome e dão energia. Cuidado com as versões carregadas de açúcar e sem quase nada de cereais integrais – disparam o índice glicêmico, e lá vem fome.
Damasco, desidratado, concentra frutose (açúcar da fruta) e vale por um docinho com apenas 20 calorias por unidade. A sensação de saciedade fica por conta das fibras.
Amendoim, a gordura boa do amendoim regula o açúcar no sangue e rende uma sensação de saciedade prolongada, evitando beliscos. Mas não exagere: 10 gramas têm 55 calorias.
Biscoito com fibras, é uma opção saudável para driblar a fome que pinta entre uma refeição e outra. Mas, em excesso, engorda.
Soja tostada, além das fibras, tem isoflavonas (hormônios naturais), zinco, vitaminas do complexo B, cálcio e potássio, que equilibram os hormônios femininos. E os hormônios, você sabe, influem muito na gula.

Bebidas

Suco de limão, o azedinho do limão inibe a vontade de comer algo doce. Isso porque esse sabor satura as papilas gustativas que também estão no comando da fome.
Chá de ervas, chá, em geral, acalma o estômago. Mas se quiser ir direto ao ponto, beba chá de capim-cidreira (reduz a compulsão a comida), verde (acelera o metabolismo, fazendo o corpo queimar gordura), cravo e canela (diminui a fissura por doce).
Café, como acontece com o limão, o sabor forte do café deixa as papilas gustativas “satisfeitas”. É por isso que compensa o doce da sobremesa. Mas cuidado, de acordo com médicos o café deve ser limitado em até 3 xícaras pequenas ao longo do dia e calro com adoçantes.
Água, ela ocupa espaço no estômago, preenchendo momentaneamente aquele “vazio” que faz você sonhar com um biscoito recheado no meio da manhã ou da tarde. Portanto, água para dentro!

Sobremesas

Gelatina, a gelatina é uma proteína, nutriente que demora mais a ser digerido. Além disso, contém grande quantidade de água, o que ocupa o estômago. Com a vantagem de render várias receitas de baixas calorias.
Melancia, essa fruta tem uma quantidade incrível de água e, por isso, sacia muito! Como tem um montão de fibras, exige que a gente fique mastigando por mais tempo. Além disso, você pode comer uma porção generosa já que uma fatia média contém só 50 calorias.

Todos essas dicas claro são sugestões e que podem sim serem ou não incluídos em nossa alimentação. Mas com a ajuda deles pode sim, fazer sua dieta ficar um pouco mais fácil.

13 comentários:

Light Girl disse...

Sinto muito pelo seu animalzinho!

Perder um companheiro de tanto tempo não é fácil!

Ps: obrigada pelas valiosas dicas!

bj

Ka Martins disse...

Minha amiga, querida. Tenha força. Esse momento faz parte, te respeitamos com certeza. Fica bem.
Bjinhos

Marjorie disse...

Mel, querida... Consigo imaginar sua dor. Sinto muito, viu? Só quem tem um bichinho sabe o quanto eles significam na nossa vida. Mas você vai superar sim. ;)
Fique bem e conte comigo para o que precisar. Bjs

Dani Lima disse...

Olá Mel,

Se permita a sofrer pelo dog,chore se for preciso. Mas não se entregue e também não use como motivo para sair da RA, tá...
Bjão e força,
Dani Lima

disse...

oiii
mto desses alimentos eu consumo diariamente!! \o/
tirando as carnes [peito de peru, etc] e gelatina, mas mta coisa consumo ae!!!

ahh adoro arroz integral, mas e a prigui pra fazer??? putz, to mto preguiçosa pra cozinhar ultimamente!!! preciso melhorar isso!

bjs

Nah disse...

vc vai ficar bem mel.. imagino o quanto deva ser dificil.. mas assim como nós humanos... os animaiszinhos precisam seguir adiante!

Beijos

Desabafo.com disse...

ola hj tô na correria passei mais para um oi viu ! beijinhos keila .

Fabi Lange Brandes disse...

oin, eu espero sinceramente que vc fique bem logo, lógico que irá doer pra sempre.
beijos

RAFAELA O. SAHIB disse...

amiga quando li o que tinha acontecido com seu dog, fiquei abaladissima, meu filhinho eu adotei em 2009, tinha sido abandonado e ele ja era adulto, de acordo com o veterinario ele deve estar com uns 8 anos e choro so de pensar no dia que ele se for.
Sofri muito quando meu dog que ficou comigo por 15 anos morreu, eu não queria outro, mas ai esse pequeno apareceu, todo machucado, tinha sido jogado literalmente fora e meu coração nao resistiu. Um animalzinho é como um filho, um nunca substitui o outro, mas diminui a dor. Amiga entra nesse blog http://amorsemprecoararas.blogspot.com.br/
eu sou afavorzisssissssiiiima de adoção e ja estou procurando uma femea, agora que to de casa nova, quero uma de porte grande pra adotar, mas aqui na minha cidade é muito cruel, a carrocinha leva embora e some com os cachorrinhos, mas ja deixei meu nome caso apareça alguma vao me ligar.
Sei o quanto ta doendo ficar sem seu dog, ja passei por isso e fico com o coração apertado de saber que um dia vou passar de novo. fica bem e lembre-se to sempre por aqui quando precisar.
bjssssss

An@ disse...

Hummmmmmmmm a-m-e-i o post...vou salvar aqui no meu word imprimir e levar pra cozinha...

Super beijooo Melinda...

Se cuidaaaaa hein!!


An@

glacy disse...

oie guria,tudo tri???
adorei sua visita viu!
é bom ter amigas gaucha tambem como eu!!!
venha sempre nos meus blogs,ok
bjinhuss e ótimo findi

Desabafo.com disse...

ola passando rapidinho só para retribuir seu carinho beijão keila .

Desabafo.com disse...

ola passando rapidão para te dizer o quanto gosto de vc !ke .